(31)2535 1554 | secretaria@cimbh.com.br

Resgatando a santidade das refeições

Rabino Leonardo Alanati

Vivemos em uma época de mudanças rápidas e ritmo frenético. Uma das commodities mais valiosas é o tempo. Para ganhar tempo comemos rapidamente, olhando a TV ou o celular. Fast food,almoço e até café da manhã de negócios são símbolos desta era.

Tão diferente do ideal judaico da centralidade da refeição em nossas vidas! O único mandamento explícito sobre rezar na Torá se encontra na Parashá desta semana: “Comerás, ficarás satisfeito e bendirás ao Eterno, teu Deus...” (Deut 8:10) Os nossos sábios criaram diversas orações para antes e depois da alimentação. Além disso, declararam que nossos lares são pequenos santuários e a mesa da refeição seu altar. Por isso, devemos nos comportar de forma exemplar durante as refeições, interagindo corretamente com as pessoas ao nosso redor, evitando brigas, atritos e questões delicadas e elevando o nível das conversas ao incluir assuntos mais profundos.

Implementar tudo isso na nossa rotina é difícil, mas necessário. Podemos, então, começar uma vez por semana, nas refeições de Shabat. Deixar o celular e a TV de lado, interagir positivamente com afamília e os amigos que nos acompanham na refeição, trazer um assunto ou ensinamento interessante para a conversa e rezar.

Fala-se e ensina-se muito sobre a dieta Kasher. Sem dúvida, devemos tomar cuidado com o que comemos. No entanto, devemos prestar ainda mais atenção a como comemos: devagar, serenamente, com boa companhia, reflexões profundas e espiritualidade.