Lemos na Parashá que Eliezer, servo fiel de Abraão, tinha conseguido chegar à terra natal des eu patrão.
Lemos na Torá que após uma batalha para salvar seu sobrinho Lot, Abrão encontrou um personagem misterioso: “Foi Malchi Tsedek, rei de Shalêm, que forneceu pão e vinho.
Reunimo-nos para receber o novo ano, celebrar suas promessas, conscientizar-nos de nossas responsabilidades.
A Bíblia Hebraica muitas vezes já foi criticada pela sua ênfase excessiva no ser humano, como o ápice da criação e criado à imagem de Deus, em detrimento de outras formas de vida na natureza.
Vivemos em uma época de mudanças rápidas e ritmo frenético.
O início da Parashá desta semana nos conta sobre um desconhecido Balak e continua com o pavor dos moabitas em relação à aproximação do povo de Israel.
O início da Parashá desta semana nos conta sobre um desconhecido Balak e continua com o pavor dos moabitas em relação à aproximação do povo de Israel.
Na Parashá desta semana, Behaalotecha, lemos sobre mais uma revolta do povo que levou Moisés a pedir novamente socorro a Deus.
O início da Parashá desta semana nos conta sobre um desconhecido Balak e continua com o pavor dos moabitas em relação à aproximação do povo de Israel.
Shavuot é uma festa de curta duração e abstrata, mas possui diversas mensagens profundas.
Um dos momentos marcantes do Sêder é a recitação das dez pragas.
De acordo com a Torá deveríamos nos cumprimentar neste Shabat com Shaná Tová, feliz ano novo!
“Ninguém é tão pobre que nada possa dar e ninguém é tão rico que não precise receber.”
Uma das preocupações de toda a direção de uma sinagoga é conseguir reunir pelo menos dez adultos para poder ter um serviço religioso completo.
Jacob estava com 147 anos. Antes de morrer, abençoou seus netos Efraim e Menashe, filhos de José, como se fossem seus próprios filhos: “Que o anjo que me salvou de todo mal abençoe os jovens; neles será chamado o meu nome e o nome de meus pais, Abrahão e Isaac...”
Judá propôs a José que ele ficaria no lugar de Benjamin como servo no Egito, para que seu pai não morresse de desgosto.
O Faraó teve dois sonhos – sete vacas gordas devoradas por sete vacas magras, e sete espigas cheias engolidas por sete espigas batidas.
Jacob estabeleceu-se em Canaã. Entre seus filhos, amava mais a José e para ele fez uma túnica diferenciada; os irmãos o odiavam.
Rumo ao encontro com Esaú, com medo, Jacob rezou a Deus: “Katonti, estou diminuído! Livre-me do meu irmão!”
Rebeca era estéril. Isaac rezou para Deus e ela engravidou de gêmeos – que já lutavam antes de nascer.
Conta um midrash que, enquanto Abrahão estava com Isaac no Monte Moriá, Satã, disfarçado de velhinho, foi até Sara e disse: “Você não sabe o que Abrahão fez com o seu filho? Ele levou Isaac, construiu um altar e o matou.
Ainda quando se recuperava da circuncisão, Abrahão recebeu anjos de Deus, representados por três homens diante da sua tenda.
Deus ordenou que Abrão partisse de Ur. Abrão, a esposa Sarai e o sobrinho Lot migraram para Canaã com seus bens e no caminho converteram pessoas à sua crença monoteísta.
Enquanto as pessoas destruíam seus diferentes pregando o ódio, Noé andava com Deus. Deus ordenou que Noé construísse uma arca para sua família e um par de cada ser vivo. Veio o Dilúvio.
Conta-se que, estava difícil encontrar etrog na Ucrânia. Naqueles tempos os etroguim (cidras) vinham do Mediterrâneo e eram muito caros.
A comunicação entre nós e os céus é feita numa linguagem única entre cada indivíduo e Deus.
Moisés dirige-se a todo o povo presente diante de YHVH, representação impronunciável do Nome do nosso Deus.
O Eterno colocará você por cabeça e não por cauda... em outras palavras: tenha atitude!